SÃO LUÍS - O Teatro Arthur Azevedo recebe, no próximo dia 12, o espetáculo musical Roque Santeiro. A peça, baseada na obra de Dias Gomes, é encenada pela Cia. Chegança Produções Culturais. Assim como a telenovela, exibida pela Rede Globo na década de 80, a trama gira em torno da volta de Roque Santeiro, como herói de guerra dado como morto anos antes, à fictícia cidade de Asa Branca, fato que desencadeia uma série de situações inusitadas. A tragicomédia traz, também, personagens imortalizados como a Viúva Porcina, Sinhozinho Malta, Florindo Abelha e Zé das Medalhas.
Apesar do grande sucesso de público e crítica alcançada pela produção global, esta é a primeira vez que Roque Santeiro é encenado em um palco nacional. Dirigida por Michelle Cabral, a peça mantém em seu texto a reflexão sobre a exploração da fé, a corrupção que destrói o caráter do herói e as teias do poder instituído, seja nas relações do Estado ou entre os próprios moradores da cidade, todas questões ainda atuais.
A seriedade do tema é trabalhada com humor leve e direto, fazendo rir e pensar ao mesmo tempo. Para a diretora, o ponto forte do espetáculo é não ignorar o ridículo por trás do trágico. “O trabalho mostra a falência dos homens e de suas estruturas. Tudo é pensado para desmistificar, desconstruir o mito. Não há bons, nem maus, apenas homens e mulheres, poderosos e falíveis, essencialmente humanos e, portanto, ridículos”, avalia Michelle Cabral.
Criada há dois anos, a Cia. Chegança é composta por atores profissionais e artistas circenses. Em 2008, foi responsável pela realização do I Encontro Matraca de Teatro de Rua do Maranhão. O espetáculo Roque Santeiro terá curta temporada: de 12 a 15 de março. Os ingressos estarão disponíveis a partir do dia 09 de março, na própria bilheteria do Teatro.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.