Lourival Mendes

'A vida humana é o patrimônio a ser protegido'

O vereador quer a participação preventiva do município no combate à violência.

Imirante.com e Rádio Mirante AM

Atualizada em 27/03/2022 às 13h21

SÃO LUÍS - O vereador Lourival Mendes defendeu, em entrevista à rádio Mirante AM, a criação da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania. O anúncio foi feito pelo prefeito João Castelo (PSDB) durante lançamento da Campanha da Fraternidade na capital maranhense, no último sábado (28).

- Nós entendemos que a segurança é um direito de todos nós e dever do Estado, que infelizmente encontra dificuldades no combate à violência. A própria Constituição Federal assegura aos municípios a criação de sua própria Guarda Municipal armada. Essa experiência já existe em algumas capitais brasileiras e com aceitação por parte da população. Precisamos conclamar o prefeito para que envie a mensagem à Câmara Municipal de São Luís. Esperamos que seja criada uma comissão especializada para elaborar um projeto viável para a nossa cidade, com o envolvimento das instituições que compôem o Estado, para que trabalhem integrados no bem estar da população. Também é necessária o envolvimento da sociedade civil organizada nessa discussão - defendeu.

Questionado de que a segurança é uma responsabilidade do Estado e sobre a existência, o papel e fortalecimento da Guarda Municipal, o parlamentar, que defende a criação de uma Guarda Municipal Armada, explicou que o município tem de estar engajado com o tema Segurança Pública. Para ele, a população não pode se sentir insegura, desprotegida de uma violência que aumenta a cada dia na capital.

- Segurança Pública é uma questão social. Quanto a Guarda Municipal ela precisa ser rediscutida. Foi criada para proteger o patrimônio público. O nosso maior patrimônio não é a praça, mas sim a vida humana, a segurança do ser humano. Hoje, a população vive com a sensação do medo, causado pela violência urbana desenfreada. Portanto, Guarda Municipal tem que participar de forma preventiva - defendeu.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.