Folia

Bicho anima carnaval na Madre Deus

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 13h22

SÃO LUÍS - O domingo foi de folia pré-carnavalesca nas ruas da Madre Deus. Apesar do reduzido número de pessoas, em comparação aos tempos áureos da folia naquele bairro, a festa foi animada por alguns grupos folclóricos, como o Bicho Terra, que apresentou o tradicional cortejo Buraco Negro, quando todos os integrantes se vestem de preto. Em outros pontos do Centro, houve apresentação de brincadeiras carnavalescas.

Ao som da Banda do Bicho, os foliões desfilaram pelas ruas do Norte, Passeio e se concentraram no Largo do Caroçudo, passando pela Praça da Saudade, onde o baile a céu aberto teve continuidade, em comemoração aos 20 anos da manifestação folclórica. Este ano, apenas alguns foliões vestiram roupas pretas, caracterizando o Buraco Negro.

Animação não faltou, bem como a brincadeira da espuma sintética e do pó de amido. Das janelas de suas residências, os moradores acompanharam o ‘arrastão’ do grupo. “Lá vai o Bicho, lá vai o Bicho”, cantava uma dona-de-casa.

Segundo José Pereira Godão, diretor artístico da Companhia Barrica e organizador do Buraco Negro, no próximo domingo, a folia continuará com a apresentação do Bicho Tupinambá, uma homenagem ao povo indígena e ao ano da França no Brasil. “Sairemos novamente pelas ruas já com a indumentária do Bicho Tupinambá”, garantiu Godão.

Nos pontos de som do circuito, a exemplo da Vila Gracinha, poucos grupos apresentaram-se. Alguns deslocaram-se de outros bairros, como o Omnirá, da Fé em Deus, e o Malabaristas do Ritmo, do Maiobão, e o tambor de crioula da Vila Mauro Fecury.

Por causa da folia pré-carnavalesca, homens da Polícia Militar foram deslocados para a área, como os da Polícia Ambiental - 12 atuaram na área. Os militares concentraram-se na Praça da Saudade e Largo do Caroçudo, mas poucos foram vistos nas ruas do Passeio, Norte e São Pantaleão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.