SÃO LUÍS - O senador Edson Lobão Filho (PMDB), o Edinho, ressaltou ontem a importância da eleição do senador José Sarney (PMDB-AP) para a presidência do Congresso Nacional, ocorrida no último dia 2. Em entrevista à Rádio Mirante AM, o parlamentar disse que a vitória do novo presidente do Senado demonstra o quanto Sarney é respeitado e admirado politicamente no Brasil, e o quanto ele ainda pode contribuir para o desenvolvimento do país.
Segundo Edinho Lobão, o que aconteceu internamente no Senado foi fruto de um amplo processo democrático, que reuniu numa disputa salutar um candidato do PT, o senador Tião Viana, e um concorrente do PMDB, o senador José Sarney. “Uma regra da Casa determina que o maior partido sempre indica o presidente do Senado. Portanto, o PMDB, por ser o maior partido na Casa, teria o direito de indicar o novo presidente. Mas há uma lacuna no regimento interno, que permite que essa tradição seja quebrada”, destacou.
Edinho Lobão disse que este ano, em conseqüência das eleições gerais de 2010 que se avizinham, houve uma disputa entre dois partidos políticos, sendo um que está na presidência da República, desejoso de se municiar de todos os elementos para o próximo pleito, e outro que, tecnicamente, tinha o direito de indicar o dirigente da Casa.
“O presidente Sarney, posso dizer isso por ter participado de todas as reuniões do PMDB, não desejava ser novamente presidente do Senado. É isso que os jornais de oposição não entendem e por terem um ódio mortal do Sarney, não observam que se trata do maior político do país, que apesar de não ser senador pelo nosso Maranhão, nasceu nesse estado, foi governador, deputado federal e presidente do nosso país. Portanto, é um político que está acima das questões estaduais. Ainda assim, digo que ele jamais lutou para ser presidente do Senado nesse momento”, enfatizou Edinho Lobão.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.