SÃO LUÍS - A eleição no Senado ocorre na manhã da segunda-feira, dia 2 de fevereiro. O registro da chapa do senador José Sarney (PMDB-AP) deve ser feito até sexta-feira, dia 30. O ex-presidente da República e senador oficializou sua candidatura, em almoço com os senadores do PMDB. E agora é que ele partirá em busca de votos, segundo declarou após o encontro.
Segundo especialistas políticos, a vitória de Sarney, segundo seus aliados, está assegurada no Senado. Eles avaliam que o senador peemedebista obtenha entre 50 e 60 votos, num colégio eleitoral de 81 votos.
Seu asdversário, o petista Tião Viana (PT-AC), tem o apoio de 15 senadores. Mas, segundo os especialistas, Sarney deve conseguir votos mesmo no PT. Os membros do governo Lula tentam convencer Viana a desistir da disputa, em nome da unidade na base governista.
Os 13 senadores do PSDB também se reuniram hoje pela manhã para definir como se posicionará na disputa no Senado. Sarney tem pelo menos oito votos entre os tucanos, que querem garantir a vice-presidência da Casa para Marconi Perillo (GO) em troca do voto unânime da bancada.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.