SMTT

Silêncio sobre as barreiras eletrônicas

Blog de Daniel Matos

Atualizada em 27/03/2022 às 13h24

SÃO LUÍS - Já começa a incomodar o silêncio da Secretaria Municipal de Trânsito e Tranporte (SMTT) sobre o não funcionamento das barreiras eletrônicas instaladas em avenidas de São Luís. Há cerca de 10 dias, os equipamentos de medição de velocidade estão desativados, deixando alguns motoristas confusos, enquanto outros aceleram seus veículos irresponsavelmente ao perceber a inoperância dos aparelhos. O mesmo problema já havia acontecido no início de novembro, quando as barreiras passaram vários dias desligadas após o corte do fornecimento de energia elétrica por causa de um débito de R$ 80 mil com a Cemar.

Desta vez, o motivo da pane não é a pendência quanto ao pagamento pelo consumo de energia. A própria Cemar informou que não existe conta em aberto em relação às barreiras eletrônicas. Diante do silêncio da SMTT, o que se presume é que o motivo é ainda mais grave. A três dias de entregar o cargo, o secretário Canindé Barros não parece disposto a explicar a razão do problema, muito menos a resolvê-lo. Procurado desde a semana passada para esclarecer a situação, ele não foi localizado.

A desativação das barreiras e o silêncio do órgão responsável por sua operação são demonstrações claras de descaso para com o sistema de trânsito de São Luís. A impressão é que, com a mudança de gestão, esse setor tão importante foi abandonado por aqueles que estão prestes a deixar o posto. E o que é pior: o comportamento dá a entender que as atribuições foram ignoradas por completo.

Para uma gestão que se gaba de ter construído cinco terminais de integração, ampliado o efetivo de agentes de trânsito por meio de concurso público, investido em sinalização e em campanhas educativas, a falta de resposta para o não funcionamento das barreiras é sinal de que não há mais compromisso e mostra quão melancólica está sendo a transição.

Matéria atualizada às 13h56

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.