SÃO LUÍS - É dada como certa a escolha do arquiteto e urbanista, Domingos Brito, para a Secretaria de Terras Habitação e Urbanismo de São Luís. O anúncio do novo secretário deve ser feito após a posse do prefeito eleito, João Castelo (PSDB), na próxima quinta-feira, dia 1º de janeiro.
Perfil do provável secretário
A vocação veio cedo. Aos 10 anos de idade, o maranhense Domingos Brito ganhou o primeiro prêmio da sua vida ao fazer a maquete de uma cidade-modelo, em concurso realizado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Hoje, aos 50 anos, quase 30 de profissão, os feitos deste arquiteto colocam o Maranhão em posição de destaque. Ele é o único da área especializado em Arquitetura Hospitalar, com projetos reconhecidos dentro e fora do estado.
Pode-se dizer que a habilidade de Domingos Brito é nata. O pai, já falecido, o advogado paraibano Sebastião Brito, foi quem lhe apresentou os primeiros traços. Estava realmente no sangue. Em pouco tempo, o menino já havia se transformado num grande parceiro do pai. O incentivo foi fundamental para a formação do garoto, que teve uma infância tranqüila, ao lado dos três irmãos – Sebastião Filho, Marcelo e Davi.
Aos 17 anos, ele prestou o seu primeiro vestibular e foi aprovado na Universidade Estadual do Maranhão (Uema) para o curso de Engenharia. Mas o que o então adolescente queria fazer era Arquitetura.
Na época, a Uema ainda não oferecia a graduação e, mais uma vez, seu Sebastião deu uma força. "Ele patrocinou a minha ida para Santos, em São Paulo, onde passei um ano fazendo Engenharia. Mas não era isso que eu queria. Foi então que me mudei para o Rio de Janeiro, onde, finalmente, pude estudar Arquitetura, na Universidade Gama Filho”, recordou.
Apesar da ajuda do pai, durante os quatro anos e meio que passou no Rio, Domingos Brito não ficou parado. Conciliava os estudos com o emprego no extinto Banco Nacional de Habitação (BNH). Dividia apartamento com outros estudantes maranhenses. “Foi o período mais nostálgico e gostoso da minha vida”, declarou.
Especialização
De volta a São Luís, ainda na década de 80, Domingos Brito continuou a trabalhar no BNH até montar o seu escritório de arquitetura especializada em ambientações hospitalares. Ainda sem especialização, aceitou o desafio de reformar o Hospital São Domingos. Foi daí que percebeu o grande filão de mercado: a Arquitetura Hospitalar.
“Comecei a estudar bastante e a participar de congressos específicos para realizar esses trabalhos. Fiz, então, uma especialização na Universidade Federal da Bahia. Logo depois disso, assumi o projeto de modernização do Hospital Aldenora Belo, que me deu notoriedade”, frisou ele.
No currículo de Domingos Brito, além da área hospitalar constam ainda dezenas de trabalhos nas áreas urbanística, de hotelaria, comercial e residencial, com destque para a sede da EMAP, Cidade do Judiciário em Caxias, projeto de urbanismo e sistema viário de São Luís, Lençóis Flat Residence, Shopping Rio Anil (em construção), e o edifício residencial Two Towers considerado um dos mais sofisticados da cidade.
“O melhor projeto ainda está por vir. Essa é a maneira de mostrar a paixão ao trabalho. A técnica é importante, mas a sensibilidade é fundamental”, disse Domingos Brito.
Prêmios
Só pela Flex Editora, o arquiteto foi premiado com o projeto do Hospital Modelo da Unimed, antes mesmo de ser construído. Fora da área de saúde, ele também obteve reconhecimento pela construção do American Flat Residence e do Two Towers Residence. Além disso, foi tema de reportagem em revistas especializadas em arquitetura com circulação nacional.
Mesmo feliz na área de especialização que optou, o arquiteto, que é também urbanista, revelou um sonho que carrega há muito tempo e que hoje, segundo ele, está preparado para concretizar.
“Quando se fala em arquitetura, se fala também em urbanização. Quero ajudar a urbanizar São Luís. A cidade é bela por natureza, mas precisa ser bem tratada. Assim, ela estará em condições adequadas para favorecer o turismo e eu sei como fazer isso”, adiantou ele.
Com reportagem de Lucienne Santos
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.