Presentes

Mulheres produzem objetos com material reciclado

Todo o material usado no trabalho foi doado para a comunidade.

Douglas Pinto/TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h24

SÃO LUÍS - Na Ilhinha, mulheres da comunidade trabalham na produção de peças com material reciclado. O “porta-treco” é a principal encomenda. Elas têm pressa para dar conta do serviço, pois terão que produzir mais de 500 peças. Todo o material usado no trabalho foi doado para a comunidade.

Na Vila Embratel, um projeto da Universidade Federal do Maranhão está trazendo bons resultados para a comunidade. Donas de casa dedicam três dias da semana para trabalhar como artesãs. Elas confeccionam bolsas, toalhas, bordados, bijuterias, entre outras peças de utilidade doméstica.

O negócio fez as donas de casa formarem uma cooperativa e assumirem o compromisso de produzir também um estoque como garantia. Para a maioria delas, o dinheiro arrecadado com a venda dos produtos é a garantia também do complemento da renda familiar.

O projeto deu tão certo, que além da cooperativa, as artesãs da Vila Embratel tiveram que criar uma marca, que recebeu ajuda de estudantes da UFMA.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.