BRASÍLIA - A partir das eleições de 2010 o eleitor poderá ver, ao votar em candidato a presidente da República ou a senador, os nomes e as fotos dos candidatos a vice-presidente da República e dos suplentes de senadores. A outra novidade das próximas eleições é que, ao final da votação na urna, o eleitor contará com um quadro-resumo de seus votos, para que possa fazer uma última checagem e confirmar suas escolhas.
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlos Ayres Britto, apresentou as novidades aos ministros na última sessão administrativa da Corte deste ano, realizada nesta sexta-feira (19). Elas fazem parte da resolução do TSE que aprovou os modelos das telas de votação da urna eletrônica para as eleições de 2010.
Segundo o presidente do TSE, a medida é mais um passo dado pela Justiça Eleitoral para dar total visibilidade e transparência ao eleitor dos candidatos que concorrem na eleição.
“Com isso, acabamos com as candidaturas clandestinas em nosso País. Tudo agora será de pleno conhecimento do eleitor, que tem todo direto de saber em quem está votando, seja para titular, seja para vice, seja para suplente”, afirmou Carlos Ayres Britto.
Eleições 2008
O ministro Carlos Ayres Brito lembrou que, nas eleições deste ano, além do nome e da foto do candidato a prefeito, o eleitor contou com a novidade de ver no monitor da urna o nome e a foto do candidato a vice-prefeito.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.