Dengue

Temporão divulga relação de municípios com maior risco de dengue

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 13h26

BRASÍLIA - O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, apresenta hoje (20), em Brasília (DF), os resultados do Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (Liraa). O evento, às 9h, no auditório Emílio Ribas, do ministério, terá a presença do ministro da Defesa, Nelson Jobim.

O Liraa é realizado anualmente pelas prefeituras com o objetivo de identificar com antecedência as áreas de maior risco para a ocorrência de surto ou epidemia de dengue. Os resultados permitem a rápida tomada de decisão para o planejamento e a intensificação de ações de combate ao vetor da doença, assim como as atividades de mobilização, comunicação e de educação.

Também em Brasília, será encerrado hoje, no Centro de Convenções Brasil 21, o treinamento de 300 médicos e enfermeiros para combate à dengue. O Encontro Nacional de Capacitação de Multiplicadores para o Enfrentamento da Dengue é resultado de parceria entre o Ministério da Saúde e instituições acadêmicas.

Depois de capacitado, cada participante deve reproduzir o curso em sua instituição para outros 100 profissionais de saúde. A meta é ter cerca de 30 mil pessoas preparadas para diagnosticar e tratar os sintomas da doença.

No mês de outubro, o ministério liberou R$ 128 milhões a mais para o Teto Financeiro de Vigilância em Saúde (TFVS) destinado a estados e municípios. Em toda a estratégia de combate à dengue, foram investido neste ano R$ 1,08 bilhão, um aumento de 23% em relação a 2007.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.