Para 2009

Petrobras planeja aumento na produção de diesel e corte de gastos

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 13h27

SÃO PAULO - Durante reunião com investidores na Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento de Mercado de Capitais (Apimec), o diretor Financeiro da Petrobras, Almir Barbassa, anunciou que pretende cortar gastos para investir em projetos de longo prazo, como a exploração da camada pré-sal. "Entramos em uma fase de novas descobertas", disse.

Barbassa explicou que ainda não há previsão de quanto de recursos será preciso captar e nem quanto será necessário cortar em 2009 para fazer os investimentos necessários.

"Ainda não sei quanto vamos precisar para investir, mas não vejo como impossível captar entre US$ 5 bilhões e US$ 10 bilhões", disse.

Em relação ao corte de gastos, o diretor comentou que não foi feita nenhuma pré-qualificação de custos. "Vamos revisitar projetos. Se, por exemplo, usamos equipamentos customizados, vamos tentar usar equipamentos genéricos. Vamos cortar sempre que possível para gerar caixa", explicou.

Barbassa adiantou que a Petrobras fará uma revisão do planejamento estratégico para 2009 até o final do ano. Um dos aspectos a ser revisto é a produção de diesel no Brasil.

"Queremos produzir mais aqui e diminuir as importações, afinal somos uma empresa exportadora, que vende em dólar", disse.

Outro objetivo da empresa, além da redução de exportação de diesel, segundo Barbassa, é produzir o combustível com menos enxofre, o chamado S-50, a partir de 2010.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.