RIO - Cerca de 30% dos municípios brasileiros considerados prioritários para o controle da dengue já coletaram dados para o Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), do Ministério da Saúde. Nesses 49 dos 169 municípios escolhidos, a próxima etapa será a analise laboratorial do material coletado e a elaboração de um relatório sobre a infestação da doença.
De acordo com o Ministério da Saúde, o levantamento é realizado anualmente pelas prefeituras, de outubro a novembro. A medida pretende identificar as áreas de maior risco de formação de criadouros do mosquito para planejar e intensificar as ações de combate à doença.
Dos municípios que ainda devem realizar coletas neste ano, 101 estão em fase de apuração de informações e 19 farão o estudo na primeira semana de novembro. O resultado geral do levantamento será divulgado em 19 de novembro pelo Ministério da Saúde.
Coleta de dados
O levantamento se estende pelas regiões homogêneas de cidades com maior risco de dengue. Em média, devem ser avaliadas áreas de 9 mil a 12 mil imóveis a partir de um sistema de amostragem. Além de identificar onde há mais larvas do mosquito, o LIRAa aponta quais são os principais criadouros do mosquito.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.