Eleições

Flávio Dino vence debate, diz pesquisa

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 13h28

SÃO LUÍS - O candidato do PCdoB, Flávio Dino, venceu o debate realizado sexta-feira passada pela TV Mirante, de acordo com 50,9% dos eleitores entrevistados ontem pela Escutec. Segundo a pesquisa, 42,1% apontaram João Castelo (PSDB) como vencedor. Para 5,4% ninguém ganhou e outros 1,6% não quiseram ou não souberam responder.

A pesquisa Escutec foi realizada na manhã de sábado e constatou que o debate influenciou diretamente no voto de 8,4% dos eleitores pesquisados. Este é o total de eleitores que responderam “Sim, o debate me fez mudar o voto”. Para outros 42,3% o embate entre Flávio Dino e Castelo apenas o fizeram consolidar o voto já decidido. O índice dos que não se sentiram, de maneira alguma, influenciados pelo resultado do debate é de 49,1%. Neste quesito, 0,2% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder à pergunta do Escutec.

O levantamento foi feito com 644 eleitores neste sábado. Do total, 68,6% disseram ter assistido ao programa, transmitido ao vivo pela TV Mirante. Outros 31,4% disseram que não viram o debate.

Ampliando-se os índices encontrados pela Escutec e relacionando-os ao eleitorado de São Luís, pode-se dizer que, da parcela de eleitores que assistiram ao debate, cerca de 40 mil foram influenciados pelo programa para mudar o voto. Para efeito de comparação, a diferença entre Castelo e Flávio Dino no primeiro turno foi de exatos 42.193 votos. Signi-fica dizer que o eleitorado influenciado pelo debate da TV Mirante para mudar o voto pode decidir a eleição de hoje. O número pode ser ainda maior se for levado em conta o total geral de eleitores, em torno de 640 mil, e não apenas os 68% que disseram ter assistido ao debate.

A Escutec revela que o programa exibido sexta-feira pela TV Mirante, combinado com o total de eleitores indecisos registrados nas pesquisas Ibope e Escutec já divulgadas, tem potencial para definir os rumos da eleição de hoje.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.