SÃO LUÍS - São José de Ribamar é, hoje, referência no Maranhão e no Brasil no que diz respeito à execução de políticas públicas direcionadas para o setor da saúde bucal. O município, de acordo com o Ministério da Saúde, figura entre as 15 cidades brasileiras que, nos últimos três anos e meio, mais promoveram ações de assistência odontológica.
Este trabalho, executado desde 2005, primeiro ano da administração do prefeito reeleito Luís Fernando Silva (DEM), foi reconhecido na semana passada em Brasília, durante a premiação do programa federal Brasil Sorridente. Na ocasião, Luís Fernando recebeu do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro José Gomes Temporão (Saúde) uma menção honrosa em reconhecimento aos resultados satisfatórios obtidos no setor.
“O setor da saúde sempre foi prioridade em nosso governo e as ações de assistência odontológica também sempre estiveram dentre estas prioridades. A menção honrosa concedida a nossa administração pelo presidente Lula é o reconhecimento a este trabalho que, graças a Deus, melhorou para a melhor a vida dos ribamarenses”, avaliou o prefeito reeleito.
Só para se ter uma idéia dos avanços, em 2004, o setor municipal de assistência odontológica realizou 71.714 procedimentos e 10.976 ações educativas. Em 2007, a Prefeitura ribamarense fechou o ano com um total de 94.385 atendimentos e 21.106 ações educativas.
Para alcançar este resultado, a administração Luís Fernando investiu pesado no setor da saúde, em especial nas ações direcionadas à assistência odontológica. Em 2004, o município possuía apenas nove equipes de saúde bucal.
Hoje, possui 23 equipes, cada uma formada por um dentista, um auxiliar de consultório dentário e um técnico em higiene bucal. As ações de assistência odontológica estão presentes em quase todas as unidades básicas de saúde da cidade, no Hospital Municipal e no Centro de Saúde Onório Gomes.
Trabalhando conjuntamente com as equipes do PSF (Programa Saúde da Família), as equipes de saúde bucal realizam diariamente nas unidades básicas do município atividades de odontologia básica (raspagens supra-gengivais e sub-gengivais, restaurações, aplicação de flúor, periodontia básica, dentre outras).
Os casos mais complexos são encaminhados para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), situado às margens da MA-201, e que foi inaugurado pelo governo municipal em 2006.
O CEO possui quatro consultórios odontológicos, uma sala de Raio-X e um laboratório de prótese onde trabalham seis odontólogos especialistas. São atendidos, diariamente, pacientes com problemas mais graves e complexos, como tratamento de gengiva, tratamento de canal, cirurgia bucal, diagnóstico de câncer de boca e prótese dentária, além de pacientes portadores de necessidades especiais.
'A nossa vida mudou para melhor. Hoje, temos assistência odontológica gratuita e de qualidade em todo o município. Posso afirmar com todas as letras que o sorriso do ribamarense está muito mais bonito', disse o autônomo José de Ribamar Cunha, morador da Vila Roseana Sarney, que recentemente fez um tratamento de canal no CEO.
Além do aumento do número de equipes de saúde bucal, implantação do serviço nas unidades básicas, implementação do CEO e investimentos em equipamentos de alta tecnologia, a execução de ações educativas nos bairros e escolas da rede municipal também é outro fator que contribuiu significativamente para que Ribamar se tornasse referência no setor.
Os profissionais da área realizam diariamente palestras educativas nas comunidades mostrando a importância de cuidar bem dos dentes. “Com certeza todos nós moradores estamos mais conscientes de que devemos cuidar dos nossos dentes. Isso aconteceu graças a este trabalho educativo”, comentou a dona-de-casa Maria José Lima, moradora do Jardim Tropical.
O Prêmio Brasil Sorridente, criado em 2005 no âmbito dos Conselhos de Odontologia, é concedido, desde 2006, a municípios brasileiros que se destacam na implementação de políticas públicas de saúde bucal. São os conselhos regionais que elegem, até o dia 31 de junho de cada ano, as cidades que serão homenageadas no mês de outubro, em Brasília.
Além de São José de Ribamar, foram premiados os municípios de Anápolis (GO), Aracaju (SE), Boa Vista (RR), Bonito (MS), Cambé (PR), Canguaretama (RN), Chapecó (SC), Jaboatão dos Guararapes (PE), Madre de Deus (BA), Manaus (AM), Maringá (PR), Pedras de Fogo (PB), Piripiri (PI) e São Gonçalo do Amarante (CE).
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.