Eleições

TSE quer eleições sem caixa dois e sem compra de voto

Presidente do TSE fez pronunciamento em rede nacional de rádio e TV.

G1

Atualizada em 27/03/2022 às 13h29

BRASÍLIA - O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlos Ayres Britto, fez pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV na noite deste sábado (4), véspera das eleições municipais. No domingo (5), mais de 128 milhões de brasileiros estarão aptos a votar em 5.563 municípios.

No pronunciamento, Ayres Britto desejou aos eleitores uma "eleição alegre, pacífica, sem caixa dois e sem compra de voto". Segundo ele, uma votação com essas características é a maneira mais eficaz de qualificar a vida política brasileira.

Ayres Britto destacou também a segurança da urna eletrônica e ressaltou que o voto é secreto. “Ninguém vai saber quem votou em quem”, disse. Ele citou ainda que a urna “é tão fácil de usar quanto a fiel vontade do eleitor”. Britto encerrou o pronunciamento desejando um excelente voto para os eleitores e eleitoras do Brasil.

Estarão em jogo, neste domingo, 57.700 cargos de vereador, prefeito e vice-prefeito. Os locais de votação estarão abertos das 8h às 17h.

Leia a íntegra do pronunciamento:

“Eleitoras e Eleitores do Brasil, estamos a um dia apenas da eleição municipal em todo o País. Eleição para vereador, eleição para prefeito, com o seu vice-prefeito. Eleição de 1º turno, como amplamente divulgado. E eleição popular é sempre motivo de alegria. Digo mais, sempre motivo de verdadeiro júbilo, pois somente por ela é que o povo se põe como a fonte mais límpida de formação dos membros do Poder, seja do Poder Legislativo, seja das Chefias do Poder Executivo. Assim é que se constitui legitimamente o Poder Político, na medida em que toda a condição de representante do povo só pode nascer da vontade eleitoral dos representados. Ótimo, então, para a nossa a vida institucional, pois a cada eleição popular é que a Democracia dita representativa vive o seu primeiro e necessário momento.

Para o Direito brasileiro, tudo nesta quadra de eleição é grandioso. O povo sobe ao podium da urna eletrônica para afirmar que ali somente ele é soberano. Ele é que vai decidir sobre quem vai ser e quem não vai ser o seu oficial representante. Ele, o povo, é que vai selecionar os políticos que estejam à altura da Política, pois o certo é que não há atividade humana mais bonita, mais realizadora, mais imprescindível que a política. Entendida a política, óbvio, como a ciência e a arte de servir ao povo inteiro e por todo o tempo. Honestamente, devotadamente, criativamente. E o bom é que a urna eletrônica é tão fácil de usar quanto fiel à vontade do eleitor. Garantindo, além do mais, o segredo do voto. Ninguém vai saber quem votou em quem. O que torna a eleição especialmente estimulante, atraente, para a mais intensa participação dos eleitores.

Pronto! Agora o que me cabe é desejar a todos uma ótima eleição. Alegre, pacífica, limpamente disputada, sem caixa dois, sem compra de voto, porque caixa dois e compra de voto são proibidos. Tudo envolto nessa compreensão de que escolher muito bem os candidatos, selecionar muito bem os candidatos, é o modo mais eficaz de qualificar a vida política brasileira. No fundo, a primeira das qualificações de que precisamos.

Boa noite!

Um excelente voto!”

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.