SÃO LUÍS - Os candidatos a prefeito de São Luís intensificaram a campanha, na reta final da disputa. Flávio Dino (PCdoB) e Clodomir Paz (PDT) movimentaram as ruas e avenidas da cidade com bandeiraços, comício e carreatas, declarando confiança de estar no segundo turno.
Flávio Dino fez caminhada na Vila Nova República na tarde da quarta-feira, liderou bandeiraço na avenida Beira-Mar e percorreu a Vila Passos, o Monte Castelo e o Apeadouro em carreata, ontem. Segundo ele, será assim até o próximo sábado. O candidato do PCdoB voltou a condenar as estratégias utilizadas por alguns de seus adversários para tentar desqualificá-lo por meio de panfletos ilegais e difamatórios que vêm sendo distribuídos na cidade.
Segundo colocado nas pesquisas de intenção de votos, ele afirmou que a recusa de seus principais adversários a fazer eleições limpas, sem difamações e boatos, demonstra profundo desrespeito à população de São Luís, que quer ver o debate de idéias e propostas para a cidade.
Segunda-feira passada, seis jovens foram presos no campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) quando distribuíam panfleto apócrifo contra a candidatura de Flávio Dino. Na terça-feira, foi distribuído um segundo panfleto, intitulado “Mensagem aos Evangélicos”, que afirma que, se for eleito, o candidato fechará as igrejas evangélicas da capital. Na madrugada de ontem, quatro pessoas foram presas pela Polícia Federal quando pregavam cartazes com as frases “Xô Sarneys” e “Dinoengana” nas proximidades da Dalcar, no Calhau. Segundo informações da PF, eles teriam recebido R$ 20,00 para fixar o panfleto. Todos foram autuados e responderão por crime eleitoral.
Para Flávio Dino, não é coincidência que a distribuição ilegal de material com difamações contra sua candidatura tenha se intensificado justamente na semana que antecede as eleições de 5 deste mês. “A certeza de que haverá segundo turno e que nossa candidatura cresce a cada dia está levando o candidato João Castelo ou pessoas a serviço dele a utilizarem tentativas desesperadas de enganar a população de São Luís e implantar a política do atraso na Prefeitura”, disse ele.
Zona rural
Chegando à reta final da campanha, João Castelo intensificou o corpo-a-corpo com os eleitores. Fez caminhada no Caratatiua e no João Paulo, na quarta-feira. Na manhã de ontem, percorreu ruas da Vila Esperança e do Quebra-Pote em caminhadas. À noite, realizou comícios no Tibiri e na Estiva.
Para Castelo, o corpo-a-corpo com o eleitor e o contato direto com moradores e comerciantes têm possibilitado que a população dê importantes sugestões para o seu plano de governo. Nas
caminhadas, ele reiterou o compromisso com os bairros de São Luís e disse que pretende ser prefeito para enfrentar problemas cruciais, como a falta de saneamento básico na capital.
Durante as caminhadas, moradores dos dois bairros apontaram problemas estruturais como esgoto a céu aberto, buracos e precária coleta de lixo em todas as ruas. Segundo eles, vários abaixo-assinados com pedidos de providências já foram
encaminhados à Prefeitura de São Luís, sem nenhum êxito.
Agradecimentos
Com uma caminhada em bairros, Clodomir Paz encerra neste sábado sua campanha de primeiro turno. Ontem, ele esteve na Cidade Olímpica, onde percorreu cerca de 7 km pelas ruas do bairro. Na noite da quarta-feira última, o candidato pedetista reuniu mais de três mil pessoas na Praça do Anjo (Anjo da Guarda), em seu último comício.
Na caminhada pela Cidade Olímpica, Clodomir Paz conversou com moradores. O candidato pedetista agradeceu o carinho e as declarações de apoio e mais uma vez reafirmou o compromisso de legalizar as áreas de ocupação da Cidade Olímpica e dos bairros vizinhos. “Este compromisso eu já assumi com vocês e será uma das prioridades de nossa administração”, afirmou.
Na praça do Anjo da Guarda, Clodomir Paz agradeceu em especial ao esforço e dedicação da militância de seu partido, que classificou de “extraordinária” e que em momento algum mediu esforços para apoiá-lo. Ele ressaltou a confiança em sua participação no segundo turno das eleições. “Vamos vencer essas eleições! Tem candidato festejando por antecipação, mas domingo iremos reescrever essa história. Temos projetos factíveis e não vendo ilusões ao povo da minha cidade. O meu respeito por vocês não me permite assumir compromissos que não poderei cumprir”, enfatizou Clodomir Paz.
O prefeito Tadeu Palácio (PDT) cantou com a multidão um dos jingles de campanha de Clodomir Paz, prestou contas aos moradores da área Itaqui-Bacanga e pediu a todos que prestassem atenção nas propostas e na trajetória política de cada candidato.
“Não quero que vocês escolham o Clodomir apenas porque o estou apoiando, mas porque ele é o candidato melhor preparado para consolidar os avanços que a nossa cidade necessita. Reflita em seu travesseiro, no pano de sua rede, e veja quem de fato poderá fazer de São Luís uma cidade ainda melhor! Com toda a certeza, esse homem é Clodomir”, finalizou Tadeu Palácio.
O candidato Gastão Vieira (PMDB) passou o dia de ontem em reuniões internas, definindo os últimos passos da campanha. O democrata Raimundo Cutrim participou de manifestação no Renascença e visitou a zona rural à noite. Pedro Fernandes (PTB) fez reuniões com lideranças comunitárias; Cléber Verde (PRB) e Waldir Maranhão (PP) não tiveram agenda externa; Paulo Rios (PSol) e Welbson Madeira (PSTU) fizeram panfletagens em universidades.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.