BRASÍLIA - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou o envio de tropas das Forças Armadas para um total de 341 municípios brasileiros. Esse é o número final de cidades que terão a presença de homens do Exército nas eleições deste domingo (5). A quantidade de localidades atendidas supera as autorizações referentes às eleições de 2004 e 2006.
Na sessão plenária desta quinta-feira (2), mais 39 cidades de cinco estados foram autorizadas a receber tropas federais. Foram contemplados na sessão desta noite 1 município de Alagoas, 5 do Amazonas, 3 do Maranhão, 19 do Piauí e 11 de Sergipe.
Portanto, na eleição de domingo, haverá tropas federais em 107 cidades do Pará, 107 do Rio Grande do Norte, 41 do Amazonas, 20 de Alagoas, 4 do Amapá, 14 do Maranhão, 20 de Sergipe, quatro de Mato Grosso do Sul, 3 da Paraíba, 2 do Tocantins e 20 do Piauí.
O TSE também autorizou a presença das Forças Armadas no estado do Rio de Janeiro. As tropas já atuam na capital fluminense e na região metropolitana da cidade, onde houve denúncias de que milícias e traficantes teriam ameaçado candidatos e eleitores durante a campanha eleitoral.
Até esta quarta-feira (1), o TSE já havia repassado R$ 41,6 milhões para o Ministério da Defesa administrar os custos das forças federais nos estados. O envio das tropas atende a pedidos dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), com o objetivo de garantir a segurança e a normalidade do pleito.
Nas eleições de 2006, o TSE autorizou o envio de tropas federais para 142 municípios no primeiro turno e 124 no segundo. Já na eleição municipal de 2004, 306 cidades tiveram os pedidos atendidos.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.