Eleições

Por analfabetismo, TSE nega registro a candidato que já foi vereador

G1

Atualizada em 27/03/2022 às 13h29

SÃO PAULO - Um candidato à reeleição ao cargo de vereador teve o seu registro negado por ser analfabeto, segundo decidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na noite de quarta-feira (24).

Antônio Raimundo Pereira dos Santos (PRB), registrado na urna eletrônica como Raimundo Dedão, já foi vereador da cidade de Lençóis (BA) entre 2001 e 2004.

Antes, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) havia deferido o registro exatamente pelo fato de Santos já ter ocupado uma vaga na Câmara Municipal do município, que fica a cerca de 315 quilômetros de Salvador. O Ministério Público Eleitoral (MPE), porém, recorreu ao TSE após Raimundo Dedão não demonstrar a sua condição de alfabetizado ao realizar uma prova determinada pelo juiz eleitoral.

“Ele foi (vereador) uma vez erradamente, porque não conheço nenhum caso de ‘desalfabetização’”, disse o ministro do TSE, Marcelo Ribeiro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.