Trânsito

Ponte José Sarney será interditada

Interrupção do tráfego será por 24 horas. Data ainda não foi definida.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 13h30

SÃO LUÍS - O tráfego de veículos na ponte José Sarney, que interliga o Centro e o São Francisco, deverá ser interditado por 24 horas. Segundo informações de técnicos da Jatobeton, empresa que executa a reforma da ponte, a interdição da estrutura é necessária para que seja aplicado um novo concreto nas juntas de dilatação, principalmente em cinco segmentos próximos à cabeceira da avenida Beira-Mar.

A Secretaria de Comunicação do Governo do Estado ainda não definiu a data da interdição. Entretanto, a paralisação do trânsito será, certamente, num fim de semana, devido ao menor fluxo de veículos nas vias da cidade, segundo informações da empresa de engenharia, pois é necessário um período de secagem mínimo de 24 horas para que o novo concreto esteja em condições de suportar o tráfego de automóveis.

Atualmente quem trafega pela ponte José Sarney deve estranhar as placas de aço instaladas transversalmente nas três faixas, próximo à cabeceira da avenida Beira-Mar. As placas de aço cobrem a deterioração das chamadas juntas de dilatação, que estão em fase de recuperação. Algumas dessas placas, inclusive, apresentam partes elevadas em relação ao nível do asfalto, o que ocasiona muito barulho quando recebem o peso dos automóveis.

REFORMA

A recuperação da ponte José Sarney teve início em julho de 2007, uma obra em caráter emergencial determinada pelo Governo do Estado, depois que uma vistoria técnica do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Maranhão (Crea) constatou a sua deterioração e sugeriu ao Ministério Público a interdição total da ponte para recuperá-la.

Foi determinada, então, para a Secretaria de Estado das Cidades, Desenvolvimento Sustentável e Infra-Estrutura (Secid) que efetuasse contrato sem licitação da empresa pernambucana Jatobeton Engenharia para a realização da obra, dada a situação de emergência.

Também pleitearam o contrato as empresas Engegraut, do Rio de Janeiro, Soteral, da Bahia, Reconcret, do Maranhão, e PS Construções, de São Paulo. As obras foram orçadas em um valor de R$ 3,4 milhões. O prazo para conclusão dos serviços era de 180 dias. No início deste ano, o contrato foi renovado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.