SÃO LUÍS - A pesquisa Escutec/O Estado sobre a sucessão municipal em São Luís, divulgada ontem, praticamente confirmou os primeiros números do Ibope, divulgados semana passada. De acordo com a Escutec, o candidato do PSDB, João Castelo, mantém a 1ª colocação, com 49,1% das intenções de voto, seguido por Clodomir Paz (PDT), que atinge 12,4%. O levantamento traz uma mudança em relação ao Ibope, com Flávio Dino (PCdoB) assumindo a 3ª colocação (8,1%) no lugar de Cléber Verde (PRB), que registrou 6,5% das intenções de voto.
Ainda de acordo com a pesquisa Escutec/O Estado, Raimundo Cutrim (DEM) mantém a 4ª colocação, com 4,5%. Pedro Fernandes (PTB) é o 5°, com 1,2%, seguido de Gastão Vieira (PMDB), com 1,1%; Waldir Maranhão (PP), com 0,8%; Paulo Rios (PSOL), com 0,2%, e Welbson Madeira (PSTU), com 0,1% das intenções de voto. O índice de eleitores indecisos na pesquisa Escutec chega a 10,7%. Outros 5,3% disseram não votar em nenhum dos candidatos apresentados.
Escutec ouviu 909 pessoas em São Luís, entre os dias 19 e 22 deste mês. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no último dia 18, na 2ª Zona Eleitoral, sob o número 8001/2008.
Espontânea
A pesquisa Escutec quis ouvir também a manifestação espontânea do eleitorado ludovicense em relação aos candidatos. Os números confirmam o resultado da estimulada, apresentando apenas pequenas variações. Na pesquisa espontânea, Castelo aparece com 44,4% dos votos. Clodomir Paz mantém a segunda colocação, com 8,9%, seguido de Flávio Dino, com 6,5%; Cléber Verde, com 5%, e Raimundo Cutrim, com 2,4%.
Os demais candidatos apresentaram os seguintes resultados na manifestação espontânea do eleitor: Gastão Vieira, 0,9%; Pedro Fernandes, 0,8%; Welbson Madeira, 0,1%; Waldir Maranhão, 0,1% e Paulo Rios, 0,1%.Nesse caso, o índice de indecisos sobe para 24,6%. Outros 6,2% disseram não votar em nenhum dos concorrentes.
Independente do candidato escolhido, a Escutec quis saber do eleitor quem ele acha que vencerá a eleição na capital maranhense. Para 60,3% dos entrevistados, o tucano João Castelo será o vencedor em São Luís. Outros 23,3% não souberam ou não quiseram responder a esta pergunta. Para 7%, Clodomir Paz será o vencedor. Outros 4,3% apostam na vitória de Flávio Dino; 3,1% na de Cléber Verde e 1,5% apostam que Raimundo Cutrim será o vitorioso na disputa em São Luís.Os demais concorrentes aparecem com índices de segurança na vitória abaixo de 1%.
Rejeição
Os números da Escutec mostram que a popularidade ou desgaste dos chefes do Executivo na capital não se revertem, necessariamente, no campo eleitoral para seus candidatos. Clodomir Paz e Castelo, por exemplo, identificados com os governos Tadeu Palácio e Jackson Lago, apresentam rejeição de 17,6% e 11,6%, respectivamente, mas lideram a corrida pelo voto.
Flávio Dino e Gastão Vieira, por outro lado, têm rejeição baixa, de 3,9% e 2,4%, respectivamente, mas não conseguem agregar a popularidade de Lula. Dino ocupa a 3ª colocação e Gastão Vieira a 7ª na preferência do eleitorado.
Ainda de acordo com a pesquisa Escutec/O Estado, a rejeição a Raimundo Cutrim chega a 9,7%; Cléber Verde tem 5,9%; Pedro Fernandes, 3,1%; Paulo Rios, 2,2%; Waldir Maranhão, 2,1% e Welbson Madeira, 2% de rejeição. Outros 10% dos eleitores não rejeitam ninguém e 29,6% não souberam ou não quiseram responder.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.