Eleições

Presidente do TSE recebe deputados que defendem uso da internet em campanha

TSE

Atualizada em 27/03/2022 às 13h32

BRASÍLIA - Na noite desta quarta-feira (13) o ministro Carlos Ayres Britto, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu deputados integrantes da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados para tratar do uso da internet em campanhas eleitorais.

Os deputados Julio Semeghini (PSDB-SP), Walter Pinheiro (PT-BA), Jorge Bittar (PT-RJ) e Paulo Teixeira (PT-SP) argumentaram que a internet é um meio mais democrático e que atinge os eleitores mais jovens e por isso não poderia ficar de fora da campanha nas eleições 2008. O pedido dos deputados é para que o TSE se manifeste sobre a possibilidade de os candidatos fazerem campanha pela internet.

Em sessão plenária realizada no dia 10 de junho, o TSE não aceitou consulta (1477) feita pelo deputado José Aparecido de Oliveira (PV-MG), que pretendia obter informações claras sobre a propaganda por e-mail, banner, blog, link patrocinado e outras ferramentas da internet.

Na ocasião, prevaleceu o voto do ministro Joaquim Barbosa que entendeu que os casos relacionados à utilização de internet na campanha deveriam ser decididos individualmente.

O ministro Ayres Britto pediu aos deputados que façam uma proposta por escrito que será analisada pelo TSE e, a partir de então, o Tribunal poderá avançar na definição de normas.

Os deputados entregaram ao ministro cópia do Projeto de Lei 3521/2008 que trata do uso da comunicação mediada por computador no processo eleitoral. A proposta desse projeto é alterar a Lei 9504/97 e a Lei 4737/65, que estabelecem normas para as eleições.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.