Eleições

TSE autoriza o uso de força federal em zonas eleitorais no Pará

Atualizada em 27/03/2022 às 13h32

BRASÍLIA - O plenário Tribunal Superior Eleitoral autorizou, por unanimidade, a utilização de força federal em zonas eleitorais no estado do Pará para garantir a segurança nas eleições 2008. Os ministros acompanharam o voto do relator, ministro Eros Grau, que atendeu pedido do Tribunal Regional Eleitoral do estado. Dos 143 municípios do estado, 95 requisitaram as Forças Armadas.

A solicitação de força federal em uma eleição parte de manifestação do juízo eleitoral diretamente ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Essa manifestação pode ser feita por meio de ofício, fax, e-mail ou telefone. Ao receber a solicitação, o TRE encaminha o pedido ao Tribunal Superior Eleitoral que, dependendo das alegações, aprova o envio das forças armadas.

O governo do estado também se manifestou favoravelmente ao uso da força federal. A manifestação do governador não é determinante para a decisão do TSE, responsável pela autorização, mas é necessária, como lembrou o presidente da Corte, ministro Carlos Ayres Britto.

Segundo Janilze Santos, Secretária de Administração do TRE-PA, "o apoio das Forças Armadas é de suma importância para evitar situações de conflitos, levando-se em consideração o registro de ocorrências que conturbaram o processo eleitoral nos pleitos anteriores. A presença da Força Federal visa a tranqüilidade das Eleições no Estado do Pará, o qual é conhecido pelos conflitos fundiários".

As informações são do Tribunal Superior Eleitoral.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.