SÃO LUÍS - Levantamento realizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) sobre o desempenho das capitais na geração de postos com carteira assinada no país, coloca São Luís apenas na 19ª posição no ranking do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). A cidade maranhense respondeu pela oferta de 766 vagas das 309.442 geradas em todo o país.
De acordo com os dados do Caged, São Luís só conseguiu superar, na oferta de emprego formal, as seguintes capitais: Florianópolis (SC), Rio Branco (AC), Palmas (TO), Aracaju (SE), Porto Velho (RO), Macapá (AP), Maceió (AL) e Roraima.
Os 766 trabalhadores maranhenses que conseguiram vaga no mercado formal de trabalho, além do salario, passaram a desfrutar de direitos básicos como férias, décimo terceiro, benefícios da Previdência e Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
A levantamento do MTE registrou que, em junho, o setor de serviços foi o que mais gerou vagas (416) em São Luís, seguido da indústria de transformação, que registrou saldo de 268 postos de trabalho e comércio, com 103 oportunidades de emprego.
No ranking das 27 capitais do país, São Paulo lidera, com 26.220 vagas em junho, tendo logo a seguir Belo Horizonte, que tirou a segunda colocação do Rio de Janeiro, com o saldo de 6.804 postos formais de trabalho. A grande surpresa foi Manaus, que saltou da 12ª posição em maio para o 4º lugar em junho, com a geração de 5.655 empregos com carteira assinada.
A cidade de Natal foi a capital que apresentou a maior taxa de crescimento no sexto mês de 2008, praticamente dobrando o saldo de empregos com carteira assinada: 98,26% (ou 1.695 vagas), o que lhe deu o 13º lugar na lista.
Interior
O MTE também acompanhou o desempenho das cidades do interior. Na lista das 50 que mais geraram vagas com carteira assinada no país, ne-nhum município maranhense é citado. Petrolina (PE), Bebedouro (SP), Monte Carmelo (MG) e Serra (ES), por exemplo, são os grandes responsáveis pela formalização de trabalhadores em junho deste ano.
Integram a lista dos 50 mais, municípios de apenas 13 estados: Pernambuco, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Cerá, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Piauí e Rio do Grande do Norte.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.