BRASÍLIA - No próximo sábado, toda criança com menos de 5 anos deve ser vacinada contra a poliomielite, doença conhecida como paralisia infantil. A vacina, chamada Sabin, é aplicada em gotas.
- A vacina é a única forma de evitar essa doença - ressalta Helena Sato, coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde paulista.
A doença está erradicada do Brasil - o último caso foi registrado em 1989, na Paraíba.
A poliomielite é causada por três tipos de vírus da mesma família. Toda pessoa contaminada expele esse micróbio pelas fezes e a transmissão ocorre quando alguém tem contato com elas e depois permite que o vírus chegue à boca - após pegar um objeto contaminado pelas fezes, põe a mão na boca, por exemplo.
O vírus dissemina-se pela corrente sangüínea e chega ao sistema nervoso. Os primeiros sintomas são febre, náuseas, vômitos e dor abdominal.
O tempo entre a contaminação e o início dos sintomas pode chegar a 30 dias. Mas cerca de 90% das vítimas não desenvolvem praticamente nenhum sintoma.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.