Conservação

Palestra sobre educação patrimonial no Centro Histórico

A educação patrimonial estará em destaque em bairros do Centro Histórico.

Atualizada em 27/03/2022 às 13h37

SÃO LUÍS - A educação patrimonial estará em destaque em bairros do Centro Histórico. A idéia é da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico que está ministrando atividades com temas sobre patrimônio histórico e cultural. A primeira palestra "Conservação e Sustentabilidade do Patrimônio Arquitetônico" aconteceu nesta quarta-feira, dia 21, às 19h, na sede da Flor do Samba, no bairro do Desterro.

O principal objetivo é discutir com a comunidade e demais interessados formas de preservar o patrimônio material no Centro Histórico de São Luís. Segundo a palestrante, integrante da equipe de Relações Sociais da Fundação, Mariana Valporto, a palestra servirá para melhorar os conhecimentos acerca do patrimônio material e imaterial do bairro e a partir daí gerar uma prática de maior valorização desse patrimônio.

"Queremos discutir com a comunidade a melhor forma de ocupação do nosso patrimônio. Levá-los a sentir orgulho do que temos e a partir disso sentir a necessidade de colaborar com a preservação de prédios e monumentos, bem como dar mais valor às manifestações culturais existentes no bairro", comentou Mariana.

Além do bairro do Desterro, o bairro do Diamante será contemplado com um bate-papo. Desta vez, o tema será "São Luís, Patrimônio Mundial", que acontecerá na Creche Maria de Jesus Caravalho, no Diamante, dia 24, às 9h e será ministrada pelo assessor técnico da Coordenação de Relações Sociais da Fundação, Rafael Ribeiro.

A palestra fará um resgate da história da cidade e situará o bairro do Diamante dentro desse contexto. "Buscamos fazer com que a comunidade conheça um pouco mais sobre o próprio bairro onde mora e, também, sobre as riquezas culturais que temos em nossa cidade", explicou Rafael.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.