Dengue

Piauí entra em ação para eliminar a dengue

Portal AZ

Atualizada em 27/03/2022 às 13h38

TERESINA - Durante o VII Fórum de Governadores do Nordeste, o ministro José Gomes Temporão disse ser necessário um conjunto de ações para o combate e prevençao a longo prazo, como a criação de uma Comissão Intersetorial Federal e a implantação de uma Força Nacional de Saúde.

Para combater a dengue, o Piauí está desenvolvendo uma série de ações, que inclui a criação do Comitê Estadual de Combate à Dengue, formado por diversas instituições com a finalidade de determinar políticas e diretrizes na luta contra a dengue no Estado.

De abril até agosto, o plano emergencial de combate à dengue está em execução no Estaado, com equipes formadas por técnicos da Secretaria de Saúde, 850 policiais bombeiros e militares, agentes de saúde dos municípios em parceria com instituições civis, como igrejas e escolas, para eliminar os focos de dengue nas cidades mais atingidas pelas chuvas. Nesta ação, o Estado convocou a participação das igrejas, escolas e os meios de comunicação para se envolver na erradicação da dengue.

A guerra contra a dengue está mobilizando, além da Secretaria de Saúde, diversos órgãos, como as secretarias de Educação e Administração, a Empresa de Gestçao de REcursos do Piauí. Juntos, estes órgãos formaram 64 equipes que estão atuando em 29 cidades piauienses, fazendo o diagnóstico, visitando os domicílios e executando serviços de limpeza, além de conscientizar a população de como se prevenir contra a dengue.A meta é visitar 60 cidades.

Em atuação contra a dengue, a Polícia Comunitária e Cidadania do Estado do Piauí está mobilizando 3.400 crianças e adolescentes integrantes dos 34 Pelotões Mirins para atuarem no combate à dengue e combater, de forma efetiva, as larvas e o mosquito da dengue.

No combate a dengue, o governador Wellington Dias determinou que todos os gestores da administração pública estadual, direta e indireta sejam envolvidos nessa guerra, estimulando equipes ou apoiando iniciativas importantes, como o apoio para a realização de mutirões de limpeza nos municípios, onde a incidência de casos e a presença de larvas e mosquitos transmissores da dengue são maiores, a instalação imediata de comitês de combate à dengue em cada uma das repartições públicas estaduais, intensificação do trabalho das assessorias de imprensa para o repasse correto de informações sobre as ações realizadas e sensibilização dos meios de comunicação sobre a forma mais adequada de abordagem do assunto, além da mobilização das lideranças e gestores de cada município para engajamento neste trabalho integrado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.