RIO - A Petrobras anunciou ao mercado que vai aumentar a partir da zero hora de sexta-feira, dia 2 de maio, o preço da gasolina em 10% nas refinarias. O reajuste para o óleo diesel vai ser maior, de 15%. Nos dois casos, não entram na conta a incidência da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), PIS/Cofins e ICMS.
De acordo com a estatal, o reajuste foi definido levando em consideração o novo patamar de preços do petróleo no mercado internacional - que atualmente oscila bem acima de US$ 100 por barril - em uma perspectiva de médio e longo prazos. Segundo o comunicado a mercado divulgado pela Petrobras, o reajuste está em linha com as premissas definidas no Plano Estratégico da Petrobras de manter parametrizados os preços dos derivados ao mercado internacional.
A empresa defendeu a alta, lembrando que os investimentos da companhia são viabilizados pela remuneração recebida pela venda de seus produtos, o o que possibilita a descoberta de mais petróleo e gás, a construção e operação de novas unidades industriais e a condução de uma rede de transporte e logística que vem garantindo o abastecimento nacional de derivados e o retorno dos investimentos para os acionistas da companhia, diz a nota.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.