Epidemia

Dengue infecta 300 pessoas por dia no Ceará

Diário do Nordeste

Atualizada em 27/03/2022 às 13h39

FORTALEZA - A dengue infecta cerca de 300 pessoas por dia no Ceará. Só na semana passada, 2.147 novos casos foram confirmados pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), através do boletim epidemiológico, divulgado no dia 18.

Segundo a Sesa, mais de 55,5% das notificações do tipo clássico da doença são confirmados e a epidemia da doença do tipo hemorrágica se alastra por 142 municípios. Em todo o Estado, foram confirmados 9.388 casos de dengue. Fortaleza concentra 49,48% das ocorrências, com 4.646 pessoas infectadas pelo mosquito Aedes aegypti.

Entre os dias 11 e 18 deste mês, a Sesa confirmou 13 novos casos de dengue hemorrágica. Em 2008, já são 122 ocorrências do tipo mais grave da doença no Estado. Na Capital foram confirmados 41 casos e a cidade lidera o ranking dos municípios com o problema.

Apesar do avanço das confirmações dos casos de dengue hemorrágica no Ceará, o número de óbitos permanece inalterado, dois. Continuam sob investigação outras oito mortes na Capital, uma em São Gonçalo do Amarante, uma em Sobral e uma em Aracati.

Diante do crescimento do número de pacientes com a doença, a professora do Curso de Nutrição da Universidade Federal do Ceará (UFC), Derlange Belizário Dinis, recomenda muita hidratação e uma alimentação rica em vitamina C, E, e ferro para ajudar na recuperação dos doentes.

A professora de nutrição da UFC indica o consumo de água de coco, soro caseiro e a ingestão de sucos de frutas, para enfrentar a virose e manter o organismo bem hidratado, evitando quedas de pressão e a evolução da doença para a sua forma hemorrágica. “As pessoas devem tomar sucos, aproveitando as frutas regionais da época, como melão e melancia”, salientou a nutricionista.

A mesma posição tem a doutora em nutrição e presidente da Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais (SBAF), Jocelem Salgado, que faz questão de ressaltar que a dengue não é uma virose. “É uma doença que deixa o organismo muito debilitado”, diz.

Segundo a especialista, é preciso tratar o corpo para que as medicações reajam da melhor forma possível, favorecendo a recuperação do paciente.

Nos casos da dengue clássica, “os sintomas costumam ser tratados com alguns medicamentos orientados pelo médico, repouso, alimentação equilibrada e a ingestão de muito líquido”, afirmam Derlange Dinis e Jocelem Salgado.

A presidente da SBAF, esclarece, no entanto, que um indivíduo bem alimentado e bastante hidratado não contraia dengue. “Mas, com certeza, ele vai diminuir o tempo dos sintomas e evitar que a doença avance para seu estágio mais grave”, explica.

Hidratação

Para aumentar a imunidade, a nutricionista Derlange Dinis recomenda uma alimentação à base de frutas e vegetais (legumes e hortaliças), principalmente os de coloração verde escuro como couve, brócolis, rúcula. A dieta é complementada com carnes magras. Confira outras dicas para aumentar sua imunidade durante a epidemia de dengue.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.