SÃO PAULO - A epidemia de dengue no Rio de Janeiro, que já causou a morte de 67 pessoas no estado, apareceu nas estatísticas da indústria brasileira. De acordo com dados divulgados nesta terça-feira (1º) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção de inseticidas de uso doméstico, que inclui os repelentes, subiu 170,2% em fevereiro na comparação com igual mês do ano passado.
Embora tenha pouco peso, este indicador contribuiu para a elevação de 12,5% registrada pelo grupo Outros Produtos Químicos, que foi a terceira maior contribuição para o crescimento de 9,7% da indústria geral em relação a fevereiro de 2007.
Ainda na comparação com fevereiro do ano passado, o índice de difusão apontou para alta de 65% dos produtos analisados pelo IBGE, o maior índice desde os 72% de agosto de 2004. Em fevereiro, o maior índice de difusão ficou com os bens de capital, que registraram acréscimo em 78,4% dos produtos analisados, seguido pelos 68,5% dos bens intermediários, 55,8% dos bens de consumo semi e não-duráveis e 50% dos bens de consumo duráveis.
A análise bimestral mostra um índice de difusão de 66,1% e um avanço de 9,2% na comparação com igual período do ano passado. No ano passado, o índice de difusão foi de 66% e a expansão da produção industrial ficou em 6%.
Conforme o IBGE, o índice de difusão mostra o percentual de produtos que apontam crescimento ou queda, segundo o indicador do mês contra igual período do ano anterior.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.