TERESINA - O delegado Francisco das Chagas Costa, o Bareta, do Piauí, já começou a intimar os prefeitos maranhenses indiciados no inquérito que apura roubo e receptação de maquinário agrícola. Os prefeitos de Nova Olinda, Hemetério Weba; José Augusto, de Bela Vista; José Uilson Silva Brito, de Araguanã; e Francimar Marcolino da Silva, o Mazim, de Governador Newton Bello, além do vereador Odonires Cabral, de Santa Inês, devem começar a depor na próxima semana.
“Precisamos apenas qualificar se a receptação foi dolosa ou qualificada. Queremos que os prefeitos apresentem, aqui, cópias dos contratos de locação para o uso dessas máquinas”, informou o delegado.
Bareta já concluiu um inquérito e instaurou outros dois para continuar as investigações. No primeiro, que já está em poder da Justiça, 30 pessoas foram indiciadas. Nele, Michael Nunes Cabral, de Santa Inês, e Marcos Antônio Vera, de Caruaru, aparecem como chefes do bando.
“Como os roubos das máquinas são crimes em épocas diferentes e não caracterizam a continuidade delitiva, então, abrimos outros dois inquéritos para apurar todos os atos criminosos que envolvem o caso. Neles, estamos apurando a receptação das máquinas”, finalizou o delegado, que pediu apoio da Polícia Federal em suas investigações.
Bareta pediu ajuda à PF porque a organização criminosa atua em vários estados e comercializava as máquinas até fora do país. O delegado encaminhou um relatório circunstanciado da Operação Serra Pelada, informando que somente em um raio de 100 quilômetros, no Maranhão, apreendeu nove máquinas roubadas que estavam prestando serviço para prefeituras municipais. Entre as máquinas recuperadas tem até uma do deputado federal pelo Ceará, Mauro Benevides, que foi tomada durante um assalto em um canteiro de obras na divisa do Piauí com o Ceará.
No feriado da Semana Santa, policiais da Polinter do Piauí localizaram a nona máquina roubada. É uma retro-escavadeira que foi tomada em um assalto no município de Limoeiro, em Pernambuco. A máquina estava sendo usada no Maranhão.
As investigações da Operação Serra Pelada foram abertas no fim do ano passado, quando homens armados roubaram uma enchedeira no povoado Alegria, na zona rural de Teresina. Antes do roubo, a máquina foi fotografada.
O delegado que comanda as investigações passou a andar cercado de seguranças e com armamento de forte poder de fogo. “O certo é que não vamos nos aquietar enquanto essa quadrilha não for denunciada à Justiça”, disse Bareta. Ele já comunicou ao secretário estadual de Segurança Pública do Piauí, Robert Rios Magalhães, que pediu ajuda aos federais para elucidar todas as ramificações do bando criminoso. “Os roubos das máquinas aconteciam por encomenda”, finalizou.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.