SÃO PAULO - A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre orienta quem vai viajar no feriado da Páscoa a usar repelente e preferir locais de hospedagem com ar-condicionado, mosquiteiros e telas de proteção em portas e janelas. O objetivo é evitar novos casos de dengue.
O mosquito transmissor da doença, Aedes aegypti, se reproduz na água parada. Por isso, na época de chuvas, em que a formação de poças de água acontece com mais freqüência, a atenção deve ser redobrada.
Os principais sintomas da dengue clássica são febre, dor de cabeça, no corpo, nas articulações e nos olhos. Se houver desconfiança de transmissão da doença, o paciente deve procurar uma unidade de saúde.
Segundo a Prefeitura de Porto Alegre, desde janeiro, foram investigados 40 casos suspeitos de dengue na cidade. Seis foram confirmados, mas nenhum foi contraído na capital gaúcha.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.