Viktor Bout

‘Mercador da Morte’ foi detido na Tailândia

Reuters

Atualizada em 27/03/2022 às 13h42

TAILÂNDIA - Viktor Bout, um suposto negociador internacional de armas conhecido como o "Mercador da Morte", foi detido na Tailândia nesta quinta-feira (6), sob a acusação de tentar comprar armamentos para guerrilheiros da Colômbia, disse a polícia do país asiático.

Bout, alvo de um mandado internacional de prisão e de sanções impostas pelos Estados Unidos, foi encontrado em um hotel de Bangcoc após entrar na Tailândia no dia 29 de fevereiro. A polícia do país continuava realizando buscas por um cúmplice dele.

O negociante tentava "encomendar armas para os rebeldes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc)", afirmou a polícia tailandesa em um relatório sobre a prisão.

As Farc travam há mais de quatro décadas um conflito com as forças do governo colombiano e estão no centro da atual crise entre Equador, Colômbia e Venezuela.

Bout dirige uma rede de empresas de transporte aéreo que atua no Oriente Médio, na África, no Leste Europeu e nos EUA.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) e o Departamento do Tesouro norte-americano, o comerciante vendeu armas ou intermediou a venda de armas que ajudaram a alimentar conflitos no Afeganistão, em Angola, na República Democrática do Congo, na Libéria, em Ruanda, em Serra Leoa e no Sudão.

Em 2006, o Departamento do Tesouro dos EUA apreendeu aviões de carga do comerciante e congelou outros bens.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.