SÃO LUÍS - A cidade de Timon, a 420 km de São Luis, foi o primeiro município brasileiro a iniciar as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. Serão aplicados em Timon - de 2007 a 2010 -, recursos na ordem de 68,123 milhões de reais na adequação do sistema de abastecimento d’água, construção da rede coletora de esgotos (coletores tronco), estação elevatória, ligações domiciliares e estações de tratamento. Serão ainda realizadas obras de urbanização de vilas e favelas por meio da produção/aquisição de unidades habitacionais, regularização fundiária, construção de equipamentos comunitários e drenagem de águas pluviais. todas com recursos garantidos pelo Governo Federal, através do Ministério das Cidades, contrapartida da Prefeitura Municipal de Timon e a interveniência da Caixa Econômica Federal.
De acordo com o secretário de Infra-estrutura, Delfino Guimarães, de agosto do ano passado quando o presidente Lula assinou o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Timon percorreu um longo caminho até o início da obras hoje. Foram realizadas várias reuniões, teleconferências e habilitações das documentações exigidas pelo programa. Hoje estamos com as licenças prévias de Nos. 245 e 248/2007 e as licenças de instalação de Nos. 021 e 022/2008 liberadas pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e as obras iniciadas.
Na área de abastecimento d’água serão perfurados 15 poços tubulares, sendo cinco na Vila do BEC; três na sede do Serviço de Abastecimento águas e Esgotos e sete no loteamento Boa Vista; aquisição de montagem de 15 equipamentos de bombeamento submersível; construção de seis reservatórios, assim distribuídos: três reservatórios com capacidade de armazenamento de 500.00 litros cada, localizados na sede do SAAE e Loteamento Boa Vista; 03 reservatórios apoiados para distribuição com capacidade de 1.945.00 litros cada, localizados no bairro Jóia, Centro Operário e Vila Bandeirantes. “Com
isso teremos triplicada a capacidade de armazenamento usada hoje”, explica Luiz Cláudio presidente do Saae.
Outra obra importante será a substituição de todos os tubos de cimento amianto com a substituição de 2.693 metros de tubos de PVC de 20, 32 e 40 mm por tubos de 50 mm garantindo assim uma distribuição perfeita de abastecimento de água. “Com a conclusão das obras de abastecimento d’água, o município de Timon, através do Saae, estará com um sistema moderno, novo e adequado e dimensionado para o crescimento da população nos próximos 10 anos”, relata o presidente do SAAE.
Dentro do projeto de urbanização de vilas e favelas estão prevista a construção de um mil 112 novas moradias com aplicação de recursos na ordem 14.860.033,85 milhões de reais beneficiando seis mil 830 pessoas no Parque Alvorada, Vila Bandeirantes, Sete Estrelas, Cidade Nova I, II, III e IV, Parque Aliança, Planalto Formosa, São Marcos, Pedro Patrício, Vila Angélica, Vila Osmar, Cinturão Verde, Cícero Ferraz e Cajueiro.
Em equipamentos comunitários e sociais serão investidos 3.076.514.91 milhões na construção de sete praças, três creches, dois campos de futebol, três quadras poli esportivas e um centro de convivência para idosos com a instalação de piscina beneficiando cerca de 40 mil pessoas.
Ainda dentro do projeto de urbanização, serão construídos com recursos na ordem de 1.399.000,00 milhões, um mil 664 metros de galerias para drenagem de águas pluviais na Avenida Jaime Rios, no Centro e no bairro Planalto Formosa.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.