SÃO PAULO - Do início do ano até o dia 21 de fevereiro, o Ministério da Saúde registrou 35.700 casos suspeitos de dengue no Brasil. O número de casos diminuiu 40% em relação ao ano passado, mas uma pesquisa realizada no Recife mostrou que o número de doentes pode ser bem maior.
Os pesquisadores escolheram três bairros no Recife. No total, três mil moradores foram entrevistados e tiveram o sangue coletado. Os exames para dengue apresentaram resultados positivos para 85,4% deles.
Porém, um outro dado surpreendeu ainda mais. Os pesquisadores constataram que cerca de 60% das pessoas que tiveram dengue não sabiam que haviam contraído a doença. A pesquisa mostrou que 90% das crianças com idade abaixo de 10 anos tiveram dengue e os pais afirmaram que elas nunca tiveram a doença.
De acordo com os dados, nas casas onde há mais de um morador por cômodo o risco é maior. A irregularidade no abastecimento de água também apareceu como um fator de risco, pois as famílias acumulam água em tanques, o que atrai o mosquito transmissor da doença.
Os pesquisadores do Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães, no Recife, também constaram que 51% dos pacientes se trataram em casa. O correto é procurar assistência médica.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.