SÃO LUÍS - O alto índice de partos por cesariana na capital foi alvo de uma pesquisa do Departamento de Enfermagem da UFMA. De acordo com o estudo, 68,1% das mulheres da rede pública optaram pelo parto cesário. Na rede particular, este número foi ainda maior 86,7%. O estudo foi feito com 330 gestantes em hospitais públicos e privados de São Luís.
Segundo a professora do Departamento de Enfermagem da UFMA e coordenadora do projeto, Cláudia Teresa Frias Rios, o motivo do alto índice de partos cesarianos pode estar relacionada à falta de orientação médica sobre os riscos da intervenção cirúrgica à saúde da mãe e do bebê.
Ainda de acordo com a pesquisa, a maioria das mulheres da rede pública não sabe explicar os motivos que as levaram a optar pelo parto cesário. Na rede privada, a principal justificativa é o medo da dor do parto normal.
“O procedimento cesariano, quando bem indicado, tem papel fundamental na obstetrícia moderna, pois é um agente redutor da mortalidade materna e perinatal. Infelizmente, o abuso na adoção desse processo traz consigo os perigos clínicos já enumerados”, ressalta a professor Cláudia, que recomenda o parto cesariano somente em casos necessários.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.