Política

Lobão diz que filho já está cuidando de seu futuro político

Folha Online

Atualizada em 27/03/2022 às 13h46

BRASÍLIA - O ministro Edison Lobão (Minas e Energia) evitou nesta quinta-feira antecipar o que seu filho e suplente no Senado --o empresário Edison Lobão Filho (DEM-MA)-- fará politicamente. Segundo ele, o empresário já está "tomando as devidas providências" para se defender das denúncias das quais é alvo. Paralelamente, Lobão Filho é pressionado a deixar os democratas.

"Essa é uma questão que ele [Lobão Filho] vai decidir. Ele já está no Brasil e tomando as providências", disse o ministro, ao ser questionado qual conselho daria ao filho, que é acusado de uma série de denúncias antes mesmo de assumir a vaga no Senado.

Acusado de uso de laranja para sonegar impostos, ser sócio oculto em empresa de bebidas e ainda cometer irregularidades na venda de uma emissora de televisão no interior do Maranhão, Lobão Filho negou todas as denúncias.

Já de volta dos Estados Unidos, onde estava de férias, o empresário tem sido cobrado para dar explicações principalmente pelo seu partido, o DEM. Para o comando dos democratas, não há ambiente político para ele permanecer na legenda, sob a alegação que ele é filho de um ministro do governo, o qual o partido faz acirrada oposição.

Com cautela, a cúpula do PMDB acompanha os desdobramentos do caso de Lobão Filho. De acordo com o líder do partido no Senado, Valdir Raupp (RO), o empresário não entrou em contato com os peemedebistas apelando para uma eventual filiação.

"Não fui procurado por ele [Lobão Filho]. Mas se ele vier a deixar o DEM não tem que necessariamente se filiar a outro partido", afirmou Raupp.

Lobão Filho é esperado em Brasília na próxima segunda-feira. Segundo parlamentares, ele deverá tomar posse na vaga de suplente no Senado. Pelo regimento interno da Casa, ele tem 60 dias e mais 30 prorrogáveis para assumir a vaga do pai.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.