Mundo

Parlamento croata aprova novo governo do conservador

Da France Presse

Atualizada em 27/03/2022 às 13h47

ZAGREB, 12 Jan 2008 (AFP) - O Parlamento croata aprovou neste sábado o novo governo de coalizão do primeiro-ministro conservador Ivo Sanader, que deverá conduzir o país à União Européia em 2010, e do qual participa um ministro sérvio pela primeira vez, desde a guerra servo-croata de 1991-1995.

A investidura do governo foi aprovada por 82 votos a favor e 62 contra.

O sérvio Slobodan Uzelac, do Partido independente democrático sérvio (SDSS), ocupará o cargo de vice-primeiro-ministro, encarregado do desenvolvimento econômico, da reconstrução e do retorno dos refugiados.

Uzelac, 60 anos, é médico, especialista em psicologia infantil. Ele havia ocupado o cargo de secretário de Estado do Ensino Superior no governo anterior, dirigido por Sanader.

O gabinete proposto por Sanader é formado de 17 membros, entre eles quatro vice-primeiros-ministros.

Treze são da Comunidade Democrática Croata (HDZ) de Sanader, dois do Partido dos Camponeses (HSS), um do Partido Social Liberal (HSLS) e um do SDSS.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.