A partir de amanhã, diesel brasileiro deverá ter 2% de biodiesel

Atualizada em 27/03/2022 às 13h48

SÃO PAULO - Todo o diesel que for comercializado no Brasil a partir de 1º de janeiro de 2008 terá que conter obrigatoriamente 2% de biodiesel, informou nesta segunda-feira a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

O órgão regulador divulgou hoje um comunicado para lembrar que amanhã entra em vigor a lei que obriga os 35 mil postos de distribuição do país a acrescentar a pequena quantia de biodiesel ao diesel convencional.

A lei tem por objetivo incentivar a produção e o consumo do biodiesel, combustível menos poluente e fabricado a partir de plantas oleaginosas.

Além de reduzir as emissões de gases poluentes, o combustível vegetal gerará emprego e renda em regiões agrícolas pobres e favorecerá principalmente os pequenos agricultores, indica o governo.

O Brasil, que já conta com uma grande frota movida a etanol, combustível fabricado a partir da cana-de-açúcar, também é líder na tecnologia de produção de biodiesel.

Além de garantir o abastecimento do combustível para misturá-lo ao diesel, os dirigentes da ANP garantem que a produção do País já é suficiente para aumentar o percentual da mistura para 5%.

"A expectativa é que em 2008 sejam consumidos cerca de 840 milhões de litros de biodiesel. Atualmente a capacidade das 49 usinas de biodiesel do País é de 2,5 bilhões de litros por ano, o que garante o abastecimento de todo o País", segundo o comunicado da Agência.

De acordo com a ANP, a lei permitirá que o Brasil economize cerca de US$ 410 milhões na importação de diesel e reduzirá a dependência do diesel externo dos atuais 7% para aproximadamente 5%.

A produção de biodiesel já gerou 600 mil novos postos de trabalho no campo.

De acordo com o comunicado, o biodiesel distribuído conterá uma substância química que permitirá identificar, em exames de laboratório, sua origem, o que facilitará o combate à falsificação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.