ESTREITO - Hoje (13), o diretor presidente da Usina Hidrelétrica Estreito, José Renato Ponte, estará no município de Estreito, no sul do Maranhão, para anunciar o início de obras voltadas às áreas de educação, infra-estrutura e segurança pública.
Na relação de obras prioritárias estão: reforma e ampliação de quatro escolas municipais (Colégio Joana D´arc, Unidade Escolar 8 de Março, Unidade Escolar Leandro Nunes Brande e Unidade Escolar José Reinaldo Tavares); construção da Delegacia Regional da Polícia Civil em Estreito e a construção da sede do Batalhão da Polícia Militar.
Estão também a construção da sede do Corpo de Bombeiros e a aquisição de ambulância de última geração (CTI móvel), lancha de resgate, carro de combate a incêndio e viaturas diversas, além da reforma das instalações do Centro Administrativo de Estreito, construção de uma biblioteca pública municipal, construção de um laboratório de informática, aquisição de equipamentos para o Hospital Municipal, instalação de sinalização (placas) de trânsito em algumas áreas do município e aquisição de veículo para a Secretaria Municipal de Assistência Social, entre outros benefícios.
A reforma e ampliação das escolas para atender à demanda atual, a construção da Delegacia de Polícia Civil para levar mais segurança à população e a ampliação e reforma do prédio onde funcionará a Prefeitura são obras com previsão de início imediato. Na nova sede da Prefeitura serão instalados a Casa de Convivência do Idoso, o Conselho Tutelar, a Casa de Passagem e a Secretaria de Ação Social.
ENTENDIMENTO
O reforço na infra-estrutura do município foi definido mediante entendimentos entre a Hidrelétrica Estreito e representantes do executivo municipal, com a presença do prefeito Zeca Pereira, secretários, vereadores e representantes de diversas entidades representativas da sociedade estreitense.
Durante os encontros, foram firmados termos de compromisso mútuo entre a UHE Estreito e o município, definindo, assim, em conjunto, as medidas prioritárias que buscam melhorar a qualidade de vida da população local. As ações da pauta de obras e melhorias são consideradas prioritárias à medida que, segundo o prefeito de Estreito, Zeca Pereira, atendem às solicitações das comunidades.
“Vamos enfrentar os novos desafios com estrutura e desenvolvimento. O povo vai começar a sentir os efeitos positivos da construção da barragem em nossa cidade”, disse o prefeito.
Durante as conversas com o prefeito, foram levantadas as informações para compor o orçamento e os investimentos necessários para o município. Também esteve em discussão o estabelecimento das responsabilidades a serem assumidas pela Prefeitura e pela UHE Estreito, em benefício da população estreitense.
De acordo com o gerente de Relações Institucionais da Hidrelétrica Estreito, Márcio Silva, as ações beneficiarão a população por vários anos. “Estamos na comunidade, fazemos parte dela. Somos parceiros e não estamos aqui apenas para construir a hidrelétrica: buscamos produzir algo mais que energia e estamos proporcionando, junto com a Prefeitura, melhor qualidade de vida para as pessoas da região”, destacou.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.