GOVERNADOR EDISON LOBÃO - A poluição do lençol freático e dos riachos aumentou nos últimos meses, desde que os curtumes começaram a ser ampliados em Governador Edison Lobão. A denúncia é do vereador Antônio Abreu, que utilizou sexta-feira última a tribuna para solicitar providências à Vigilância Sanitária do município, à Secretaria Estadual do Meio Ambiente e à Delegacia Regional do Trabalho (DRT).
Abreu esclareceu que não pretende prejudicar as empresas, mas ressaltou que é preciso firmar um termo de compromisso para que invistam na preservação ao meio ambiente e na segurança e saúde dos trabalhadores. “Temos que oferecer qualidade de vida não apenas aos trabalhadores dos curtumes mas à comunidade lobanense”, emendou o parlamentar.
Ele denunciou ainda que os curtumes compraram áreas na sede do município para estender, à céu aberto, o couro que exala um cheiro insuportável, gerando um reação imediata dos moradores dos bairros e povoados. O vereador José Pereira Nunes também reclamou e destacou que medidas precisam ser adotadas pelas empresas que exploram o curtume em Governador Edison Lobão. “Eles geram empregos à comunidade, mas também provocam diversas doenças”, assinalou o parlamentar.
O vereador Paulo Cerqueira usou também a tribuna para informar que trabalhou durante 15 anos em curtumes. “No Sul do país, a maioria destas empresas fica na região central do município e métodos de preservação do meio ambiente são empregados”, lembrou.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.