Racismo

Indenizações dependem de projeto de lei

G1

Atualizada em 27/03/2022 às 13h51

BRASÍLIA- O governador de São Paulo, José Serra (PSDB) assinou nessa segunda-feira (19) o projeto de lei que prevê combate ao racismo institucional e a reparação de danos materiais e morais às vítimas de discriminação racial. O texto do projeto será encaminhado à Assembléia Legislativa de São Paulo. Serra pediu que os deputados estaduais dêem resposta antes das férias de fim de ano.

O projeto de lei é parte das obrigações que o governo estadual tem de cumprir para se adequar às recomendações da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, da Organização dos Estados Americanos (OEA).

A OEA responsabilizou o Brasil pelo crime de discrminação contra a empregada doméstica Simone André Diniz. Em 1997, ela viu em um jornal paulistano um anúncio de emprego que exigia candidata com pele branca. Na época, ela tentou a vaga, não foi selecionada e ingressou na Justiça. Ela processou o governo brasileiro e ganhou a causa.

O coordenador do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe), Ariel de Castro Alves, considerou a medida um passo importante. "A gente vê com bons olhos essa atitude que foi tomada", afirmou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.