São Luís

Mostra incentiva a preservação do meio ambiente

Atualizada em 27/03/2022 às 13h51

SÃO LUÍS - A “A arte-educação no processo de preservação do meio ambiente” é o tema da I Mostra de Artes Cênicas da Assistência Social, com a participação de crianças, adolescentes e jovens atendidos pela Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social. O evento acontece nos dias 13 e 14 de novembro, a partir das 14 horas, no Teatro João do Vale (Praia Grande). O objetivo é potencializar as atividades de arte-educação desenvolvidas pelos serviços de Proteção Social Básica e Especial, com destaque para o meio ambiente como uma das principais dimensões para a qualidade de vida.

A abertura da mostra será realizada pelo Circo Escola, na próxima terça-feira (13), às 14h, no Teatro João do Vale. O público esperado para o evento é de 400 pessoas por dia. Além das apresentações no palco, a platéia terá acesso a uma mostra fotográfica e exposições de telas e máscaras produzidas por usuários da Secretaria, com material reciclado.

Participarão da mostra 16 grupos de teatro e dança, formados por meninos e meninas atendidos pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Coordenação de Proteção à Pessoa com Deficiência, Recriando o Lúdico e Programa Especial de Trabalho Educativo. O evento substitui o Festival de Artes Cênicas realizado em 2005 e 2006, para tirar o caráter competitivo e fortalecer a integração entre os usuários da Secretaria.

“Essa iniciativa também serve como instrumento de sensibilização e mobilização da sociedade para uma discussão atual e de suma importância para a qualidade de vida de todos nós”, disse a secretária de Assistência Social, Leila Brandão.

O diretor do grupo de teatro do Peti Santa Luzia, da Cidade Olímpica, Wellington de Holanda, explicou que a temática deste ano traz novas perspectivas para a produção artística e oportuniza a conscientização sobre a proteção do meio ambiente. “Participar pela segunda vez do evento é uma experiência gratificante, pois desperta o gosto da garotada pela arte, tanto que nosso grupo de teatro “Baú do Sorriso Encantado” surgiu depois de participarmos no Festival de Artes Cênicas de 2006” , acrescentou.

O adolescente Ruan Franco, 15 anos, que participa do Peti na comunidade da Ilhinha (São Francisco), revelou estar ansioso para se apresentar pela primeira vez no palco de um teatro. Ele vai interpretar o papel de um instrutor que defende a reciclagem de materiais e a preservação da Lagoa da Jansen, um bem natural tão próximo de sua comunidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.