SÃO LUÍS - Na abertura da semana que definirá o cenário para as eleições municipais à sucessão do prefeito Tadeu Palácio (PTD), o ex-governador, ex-senador e ex-deputado federal João Castelo Ribeiro Gonçalves (PSDB), que está na presidência da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), larga na frente, três vezes à frente do segundo colocado, Bira do Pindaré (PT), que foi a grande surpresa das eleições para o Senado da República, ano passado.
Os números apurados pela Escutec, entre terça e quinta-feira da semana passada, revelam que o pensamento do eleitor de São Luís ainda está muito distante da batalha eleitoral de 2008. São 68,4% os que nem se manifestam na modalidade espontânea de prospecção da intenção de voto. Entre os 31,6% que citam um candidato, um terço lembra do tantas vezes candidato João Castelo. Colocados diante de 20 nomes de candidatáveis, essa taxa de indecisão se reduz a 17,5%.
Induzida
Pela pesquisa induzida, Castelo hoje teria 31,6% contra 9,7% de Bira do Pindaré. Os deputados federais Flávio Dino (PC do B) e Pinto Itamaraty (ainda no PSDB) empatam com 6,9%. O deputado estadual Raimundo Cutrim (DEM) aparece com 6,1% e abaixo dos 5% pontuam o secretário municipal de Transportes Urbanos, Canindé Barros (ex-PDT); os deputados federais Pedro Fernandes (PTB) e Gastão Vieira (PMDB); o ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB); o ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça, Edson Vidigal (PSB); o secretário municipal de Governo, Clodomir Paz (PDT); e o deputado federal Julião Amim (PDT).
A Escutec Pesquisas de opinião, filiada à Associação Brasileira de Empresas de Pesquisas (Abep), colocou nas ruas 16 pesquisadores e quatro coordenadores com treinamento específico para ouvirem 721 pessoas. O intervalo de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro possível é de 3% para mais ou para menos. O protocolo do pedido de registro da consulta (procedimento que é obrigatório somente no ano eleitoral, ainda assim cumprido pela Escutec) é o de número 12748/2007.
Imperatriz
Em Imperatriz, o segundo maior colégio eleitoral maranhense e num cenário em que 35,9% dos eleitores ainda não se manifestam espontaneamente por nenhum candidatável, o deputado estadual João Batista é o líder das intenções de votos. O atual prefeito, Ildon Marques (PMDB), que ainda não admite se vai disputar a reeleição, é o segundo colocado na pesquisa espontânea e o terceiro na consulta induzida. O deputado federal Sebastião Madeira (PSDB), que já disputou sem sucesso outras três vezes a Prefeitura, é o quarto na manifestação espontânea e o segundo na induzida.
Fenômeno de votos nas eleições proporcionais de 2006, da mesma forma que João Batista para a Assembléia Legislativa, o deputado federal Davi Alves Silva Júnior é só o sétimo colocado na pesquisa espontânea e o sexto na induzida (modalidade de consulta em que se apresenta uma relação de prováveis candidatos ao entrevistado). Já o jornalista Edmilson Sanches (PSB), sempre candidato em todas as últimas eleições, chega a se posicionar à frente de Carlinhos Amorim (ainda no PSDB) na espontânea e se aproxima dos 8% na induzida.
Outros
O ex-prefeito Jomar Fernandes (PT), que dará lugar à mulher dele, a ex-deputada federal e hoje secretária estadual do Trabalho Terezinha das Neves, aparece em terceiro lugar na espontânea, enquanto ela é a sétima colocada na induzida. O empresário Ernane Ferraz (entre o PDC e o PR), que se deu supervisibilidade por mais de dois anos seguidos enquanto foi arrendatário de um canal de televisão da rede SBT, não é citado espontaneamente pelo eleitor, mas é a oitava opção mais aceita quando aparece numa lista de 10 possíveis candidatos.
O presidente da Câmara Municipal de Imperatriz, Adhemar Freitas, que acaba de sair do PSDB para o DEM, tem dito que se prepara para disputar a Prefeitura, mas o mais provável é que ele seja vice numa possível candidatura de Ildon Marques à reeleição. Freitas é o décimo na consulta induzida e quem também pontua é o ex-presidente da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz, Antenágoras Batista (PSB), com menos de 2% da preferência dos entrevistados.
A Escutec ouviu 409 eleitores imperatrizenses, entre 25 e 27 de setembro, com seis pesquisadores e dois coordenadores de campo. A metodologia aplicada garante um intervalo de confiança de 95% e assegura uma margem de erro 3%, para mais ou para menos.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.