Haddad diz duvidar de reforma ortográfica em 2008

Atualizada em 27/03/2022 às 13h56

RIO DE JANEIRO - O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse nesta terça-feira não acreditar que a reforma ortográfica da língua portuguesa saia no ano que vem. A previsão era de que a a nova ortografia entrasse em vigor em 2008, o que não deve acontecer devido à demora de Portugal em assinar o acordo.

"Provavelmente a reforma não sairá em janeiro, a menos que [o ministro das Relações Exteriores] Celso Amorim tenha informações que eu ainda não disponho. A idéia é conversar com Portugal até o final do ano para estabelecer a data", ressaltou Haddad.

A reforma ortográfica não tem data para acontecer, mas já poderia ter entrado em vigor no começo deste ano. A CPLP (Comissão de Países de Língua Portuguesa) havia definido que quando três países ratificassem o acordo, ele já poderia ser vigorar. O Brasil ratificou em 2004. Cabo Verde, em fevereiro de 2006, e São Tomé e Príncipe, em dezembro.

A nova ortografia deveria começar, também, nos outros cinco países que falam português (Portugal, Angola, Guiné-Bissau, Moçambique e Timor Leste). Mas eles ainda não ratificaram o acordo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.