RIO - O diretor da área de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, negou na sexta-feira, 1º, que a companhia esteja investindo na construção de uma usina de açúcar e álcool na Nigéria, conforme informações veiculadas pelo embaixador brasileiro em Abuja (Nigéria), Pedro Luiz Rodrigues. “Não faço a menor idéia de onde saiu esta informação”, disse Costa.
Segundo ele, o único acordo entre Brasil e Nigéria no setor de etanol refere-se à exportação do combustível e apoio técnico de equipe brasileira para o desembarque do álcool, armazenamento e distribuição. “A exemplo do que já fizemos no ano passado na Venezuela, disponibilizamos nossa expertise para auxiliar o recebimento do produto”, informou o diretor.
O contrato de exportação de álcool para a Nigéria não é estabelecido por um longo prazo e as cargas, de 20 mil metros cúbicos cada uma, são negociadas no mercado spot (à vista). Além da Nigéria e Venezuela, a Petrobras também tem acordo semelhante com os Estados Unidos, para onde exportou pela primeira vez 12 mil metros cúbicos na semana passada.
“É um mercado potencial, temos expectativa de fazer grandes negócios nessa área”, disse, lembrando que o principal mercado deverá ser o Japão. “É natural que ocorram as dificuldades técnicas para implementação do programa de mistura do álcool na gasolina no país, mas acreditamos que isso deverá ser superado dentro de pouco tempo”, comentou.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.