BRASÍLIA - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, criticou o pedido feito pelo Congresso brasileiro para que ele renovasse a concessão da Rádio Caracas Televisión (RCTV), segundo informações da Agência Bolivariana de Notícias (ABN).
De acordo com a ABN, Chavéz lamentou o fato de o Congresso brasileiro ser dominado pelos movimentos e partidos de direita. Ele disse que os congressistas brasileiros deveriam se preocupar com os problemas do país.
“Seria mais fácil que o império português voltasse a se instalar no Brasil do que o governo da Venezuela devolver a concessão, que já terminou, a uma emissora da oligarquia”. As declarações de Chávez foram feitas nesta quinta-feira (31) durante visita do secretário geral do Partido Comunista do Vietnã, Nong Duc Manh à Venezuela.
O presidente da Venezuela disse também que é muito triste o fato de o Congresso brasileiro ser subordinado ao congresso norte-americano e deu condolências ao povo brasileiro, que segundo ele “não merece que esse Congresso (o brasileiro) repita o que Washington diz”.
A concessão da RCTV venceu no último domingo (27) e não foi renovada pelo governo venezuelano. Com isso, desde segunda-feira (28) o canal foi ocupado pela estatal Televisora Venezolana Social (Tves).
Na quarta-feira (31), o Senado Federal brasileiro aprovou um requerimento com o pedido para que Chávez devolva a concessão da RCTV. O presidente venezuelano considerou "lamentável" a atitude dos parlamentares brasileiros.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.