SÃO LUÍS - No Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna, São Luís ganhou o primeiro centro de referência para atendimento integral à saúde da mulher, com estrutura para atender os casos de média e alta complexidade.
O Hospital da Mulher é a primeira unidade da rede pública municipal destinada à realização de cirurgias de alta freqüência, específicas para biópsia do colo do útero e tratamento das lesões. Para instalar a unidade, a Prefeitura reconstruiu o prédio que abrigou por algum tempo o Socorrão III, na Avenida dos Portugueses, Anjo da Guarda.
Para receber o primeiro atendimento no Hospital da Mulher, a usuária precisa de encaminhamento de uma unidade da rede municipal (hospital, centros de saúde, unidade mista e centros especializados). Com o encaminhamento em mãos, a paciente deve se dirigir a qualquer uma das 27 unidades descentralizadas de marcação de consultas e exames e agendar para o Hospital da Mulher, onde, ao ser atendida e caso necessite de atendimento com outro especialista ou de exames, já sai do hospital com a data agendada para a realização do procedimento, explicou a secretaria municipal de Saúde, Terezinha Abreu.
As vítimas de violência física e sexual terão atendimento especializado no Hospitla da Mulher, sem precisar passar primeiro por outra unidade de saúde. Para preservar essas mulheres o hospital disponibiliza uma área reservada, sem acesso pela recepção central da unidade. Neste setor, as mulheres receberão assistência médica e psicológica, além de orientação sobre como e onde buscar assistência jurídica. Esse trabalho será desenvolvido em parceria com a Coordenadoria Municipal da Mulher.
O Hospital da Mulher não é uma unidade de emergência e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A unidade atenderá apenas pacientes adultas. Os casos pediátricos já são atendidos na rede municipal, no Hospital da Criança Dr. Odorico Matos e dos hospitais de emergência.
Planejamento familiar
Além de consultas com especialistas nas áreas de Urologia, Ginecologia, Mastologia, Reumatologia, Gastroenterologia, Endocrinologia, Pneumologia e Cardiologia, o hospital também oferece atendimento em Psicologia, Terapia de Família e Serviço Social. Vai atuar no planejamento familiar com palestras educativas e colocação do Dispositivo Intra-Uterino (DIU) e na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Também disponibilizará exames especializados para diagnóstico do câncer do colo do útero e de mama e tratamento das lesões que podem levar ao câncer, como é o caso do HPV.
Para o trabalho preventivo, o Hospital da Mulher dispõe de uma ampla estrutura que vai desde equipamentos de última geração para exames especializados, equipe multiprofissional a modernas instalações físicas como um auditório com capacidade para 70 pessoas. O auditório é destinado a palestras para a comunidade em geral, para usuários dos serviços do hospital e para eventos de capacitação permanente dos servidores.
A estrutura do Hospital da Mulher inclui um centro cirúrgico para cirurgias ginecológicas, de alta freqüência e cirurgias gerais (vesícula, hérnia, entre outras). Também dispõe de uma Unidade de Terapia Semi-intensiva e de um serviço de internação, com 57 leitos. O serviço de clínica médica também dará apoio aos hospitais municipais de emergência (Socorrão I e II), quando se tratar especificamente de pacientes do sexo feminino. O centro possui equipamentos modernos para a realização de exames, como mamógrafo, densintômetro, aparelho de ultra-som e de raio-X, além de aparelhos para eletrocardiograma, colposcopia e histeroscopia e um laboratório de análises clínicas e patológicas.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.