SÃO LUÍS - Pneus colocados em três brinquedos do parquinho da praça de lazer da avenida Litorânea, que deveriam garantir a diversão para centenas de crianças que utilizam a área diariamente, podem se tornar um risco para esses meninos e meninas. Isso porque, por conta do abandono da praça de lazer, os pneus estão acumulando água e podem se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
Quinta-feira, dos 26 pneus colocados em três brinquedos, oito estavam com água acumulada. Um deles estava com uma grande quantidade de água acumulada e cheio de pedras o que denota que o mesmo não é limpo há um bom tempo. “Ainda bem que ultimamente esses brinquedos não têm sido muito utilizados pelas crianças que brincam aqui no parque, já que, durante a noite, elas normalmente usam a praça de lazer para andar de bicicleta, correr ou brincar em aparelhos eletrônicos, mas o risco existe assim mesmo”, disse o comerciante Roberto Neto, que freqüenta a praia constantemente.
A falta de limpeza do local tem gerado insatisfação de vários moradores do Calhau e de pessoas que sempre utilizam a avenida Litorânea para as suas caminhadas matinais. “É triste ver o estado de abandono da praça e que, hoje, ela até serve como criadouro para o mosquito da dengue.
E, nisso, quem sofre o risco maior somos nós, moradores dessa área”, assinalou a professora Teresa Cristina da Silva. “Além disso, esse é um ponto turístico da cidade. Imagine se um turista pega uma dengue simplesmente porque não foi feita a limpeza dos pneus desse parquinho?”, questionou o técnico de informática Armando Pinto, que também costuma fazer exercícios pelo local.
A conservação da praça é de responsabilidade da Secretaria Estadual de Infra-Estrutura (Sinfra).
Entretanto, a limpeza da mesma é de competência da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur). Apesar disso, quinta-feira funcionários da Limpel, empresa que faz os trabalhos de limpeza em toda a cidade, não se mobilizaram para fazer a limpeza dos pneus. Após ser informada da situação, a Assessoria de Imprensa da Semsur disse que será efetuada a retirada da água parada dos pneus localizados no parquinho. Além disso, a Semsur ratificou que esse trabalho é feito em todos os logradouros públicos conforme parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), na campanha de combate à dengue.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.