Educação será tema do próximo encontro entre presidente e governadores

MEC

Atualizada em 27/03/2022 às 14h06

BRASÍLIA - Educação será o único tema do próximo encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os 27 governadores, daqui a três meses. A informação foi divulgada ao final da reunião desta terça-feira, 6, na Granja do Torto, em Brasília, quando presidente e governadores discutiram temas ligados à área econômica, como reforma tributária e dívidas dos estados, investimentos nas áreas de segurança pública e saneamento, e o Fundo da Educação Básica (Fundeb). Os governadores foram parcialmente atendidos em sua pauta de reivindicações.

O governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, falou em nome dos governadores, que aprovaram, por consenso, os índices de distribuição dos recursos do Fundeb já divulgados pelo Ministério da Educação. Falando pelo governo federal, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, destacou a importância da reunião com a presença de todos os governadores, definindo uma agenda nacional para temas relevantes, como segurança, educação e crescimento econômico.

Pela manhã, o ministro da Educação, Fernando Haddad, fez uma exposição sobre o Fundeb aos 27 governadores. A reunião teve início às 9h40, com uma saudação de dez minutos do presidente Lula. Depois, falaram os ministros das Relações Institucionais, Tarso Genro, e da Fazenda, Guido Mantega.

A seguir, o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Bernardo Appy, expôs as questões mais importantes para a realização de uma reforma tributária. Foi, então, a vez de Haddad explicar como ficam os repasses do Fundeb aos estados. Depois disso, falaram os governadores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.