SÃO LUÍS - A Prefeitura de São Luís está intensificando as ações de prevenção e controle da doença e prepara a realização de uma grande mobilização na segunda quinzena de março. A ação deverá ampliar o alcance das ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde, entre elas o atendimento domiciliar realizado pelos agentes de saúde nos bairros da capital.
A Secretaria Municipal de Saúde prepara uma Semana de Mobilização Contra a Dengue que pretende sensibilizar a população sobre a importância de combater o mosquito Aedes aegypti. Na programação a ser realizada em toda a cidade serão realizadas palestras educativas em escolas e empresas, mutirão de limpeza, panfletagem e visitas domiciliares dos agentes de saúde. Além disso, a Secretaria Municipal está reforçando as orientações às unidades de saúde sobre os procedimentos que devem ser seguidos no manejo de paciente com suspeita de dengue.
Segundo a Superintendente de Vigilância Epidemiológica e Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, Nilza Medeiros, a situação em São Luís é de estabilidade, mas é necessário manter o controle epidemiológico. “A prevenção e controle da dengue deve ser constante e a população não pode se descuidar um minuto. A orientação é de que toda pessoa com suspeita da doença deve procurar assistência médica imediatamente”, afirma Nilza.
Dados da Secretaria Municipal de Saúde indicam uma diminuição da incidência de dengue, quando comparado o número de casos de 2005 e 2006. Este ano, foram registradas 73 notificações. Contudo, a preocupação dos técnicos da Secretaria Municipal está na incidência de casos graves, principalmente em crianças. “Essa é uma situação que estamos monitorando com atenção. Mas precisamos do auxílio de toda a população no combate e controle da doença”, diz a superintendente.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.